top of page
Buscar
  • Foto do escritorClima Design

Arquitetura sustentável: priorizando ambientes com qualidade

Atualizado: 26 de fev. de 2019


A sustentabilidade não se limita às preocupações de preservação do meio ambiente, mas também às suas implicações econômicas e sociais. No setor da construção civil, os edifícios são considerados os maiores responsáveis pelas emissões globais de CO², atuando com 39%, e por isso já se observa a preocupação crescente da sociedade com as questões ambientais e a necessidade de economia com manutenção e maior conforto dos usuários das edificações.


A qualidade ambiental associa o conforto dos seres humanos ao desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e ao controle dos resíduos. Aplicado à arquitetura, esse conceito pressupõe a incorporação de novas exigências no processo global da construção e requer mudanças nos comportamentos dos profissionais e dos usuários.



Assim, atualmente, é primordial, dentro do contexto da sustentabilidade das edificações, focarmos em conceitos como eficiência energética, eficiência no uso de recursos naturais, consumo de energia elétrica e de água, qualidade da água e do ar e medidas para sua economicidade, e até cuidados com as questões voltadas ao sistema de esgoto como possibilidade de tratamento e o reuso da água, resíduos sólidos e líquidos.


Segundo o Guia de Sustentabilidade na Arquitetura, organizado pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – ASBEA, a arquitetura sustentável busca atender ao programa definido pelo cliente, às condições físicas e sociais do local, às tecnologias disponíveis, à legislação, considerando a vida útil do espaço construído, através de soluções menos impactantes aos meios social e ambiental, e garantindo que os futuros usuários usufruam de ambientes construídos de forma mais confortável e saudável.



Alguns pesquisadores reforçam essa relação e ainda incorporam a sustentabilidade, definindo que projetar de forma sustentável também envolve a criação de espaços saudáveis, viáveis economicamente e sensíveis às necessidades sociais, e destacando que produtividade, tecnologia e sustentabilidade já são consideradas um importante conjunto de interações que refletem no espaço construído e que comprovam que os edifícios verdes compensam não só nos critérios energéticos, mas também na saúde e na coesão social.


Essas são premissas dos projetos desenvolvidos pela Clima Design Arquitetura.


 

Abstract:

Applied to architecture, the concept of sustainability presupposes the incorporation of new requirements in the global construction process and requires changes in the behavior of professionals and users. Involving the creation of healthy spaces, economically viable and sensitive to social needs, and highlighting that productivity, technology and sustainability are already considered an important set of interactions that reflect in the built space and that prove that green buildings not only in energy criteria but health and social cohesion.



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page