top of page
Buscar
  • Foto do escritorClima Design

Qualidade ambiental dos Espaços de Saúde


O programa dos Espaços de Saúde é um dos mais complexos por interagir com os avanços tecnológicos, atuação de profissionais de diversas áreas e especialidades, tendo como principal ocupante o paciente.


Para alcançar um melhor desempenho dos edifícios hospitalares, é necessário pensar em estratégias que relacionem a função e a forma do hospital, uma premissa da arquitetura na sua aplicação em saúde. O hospital, em seu conceito atual, é considerado uma “máquina de curar”, e não apenas um estabelecimento destinado a receber pessoas enfermas. Nesse sentido, a arquitetura hospitalar transformou-se num “instrumento de cura” e deve se preocupar com a criação de ambientes que contribuam com o processo de melhora dos pacientes e proporcionem comodidade aos usuários e funcionários.


A visão da existência dessa relação direta entre o ambiente construído e a resposta terapêutica já é comprovada com os projetos hospitalares que influenciam de maneira positiva na saúde do paciente, bem como também no desempenho e na satisfação dos profissionais que o atendem.


Inicialmente, é preciso entender as necessidades dos usuários para então, a partir do ambiente construído, promover melhorias aos serviços de saúde e à assistência aos pacientes. Salientando que não basta dispor de recursos suficientes para as construções de estabelecimentos de saúde se não forem adotados critérios para garantir a sustentabilidade, a humanização e a manutenção desses espaços físicos.


Uma nova abordagem do espaço arquitetônico vem ganhando destaque nos processos de planejamento em saúde, através da relação do espaço construído como propiciador do bem-estar físico e emocional das pessoas, reforçando a necessidade de novas diretrizes de projeto, que contribuam para a geração de ambientes que cumpram seu papel de prestação de cuidados, mas com aconchego, de forma a contribuir, por sua vez, para a promoção da saúde.


Abstract:

The vision of the existence of the direct relationship between the built environment and the therapeutic response is already proven with hospital projects that positively influence the patient's health, as well as on the performance and satisfaction of the professionals who attend it. With criteria that seek to guarantee sustainability, humanization and maintenance of these physical spaces. A new approach to architectural space through the relationship of built space as conducive to people's physical and emotional well-being.


Gostou? Quer saber mais sobre arquitetura sustentável? Clique aqui: http://tiny.cc/ocmr4y

35 visualizações0 comentário
bottom of page