top of page
Buscar
  • Foto do escritorClima Design

Qualidade ambiental dos Espaços de Educação


Nos últimos anos a sociedade tem percebido a importância da racionalização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Grande parte das informações que as crianças e jovens recebem sobre o tema são ventiladas pela escola. Observando que as instituições de ensino têm papel fundamental na formação do indivíduo e que a escola é um dos principais veículos de disseminação de conhecimento aos jovens, entende-se que a escola deve fornecer subsídios para inserção dos jovens na sociedade introduzindo temas que não são de domínio geral e fomentando a reflexão sobre os assuntos da atualidade.




O setor da construção civil juntamente com as instituições de ensino, cada vez mais, podem apresentar possibilidades que transformem a arquitetura escolar em um veículo disseminador de cultura, bem-estar e conhecimento. Através da inserção de tecnologia na sala de aula, ou apenas da simples orientação na separação dos resíduos, é possível transformar uma geração.


Pensando nisso, verifica-se a relevância do papel da escola na sociedade e da importância de tratar o ambiente físico tanto quanto o currículo escolar com a devida equivalência. Incorporar os conceitos de sustentabilidade desde o projeto arquitetônico do ambiente escolar, passando pelas etapas de construção, instalação e operação da edificação possibilitará ao usuário um entendimento maior da importância da racionalização dos recursos naturais.


Sabe-se que as questões relacionadas ao aprendizado e produtividade estão intimamente relacionadas aos aspectos de conforto ambiental. No ambiente educacional, devem ser considerados aspectos sensoriais como: entrada convidativa, salas de aula amplas, bem ventiladas e iluminadas, além de espaços de convivência. Em resumo, a arquitetura escolar deve proporcionar qualidade ambiental através de espaços de educação contemporâneos, acolhedores, criativos, diferenciados em acordo com os princípios institucionais.


Ao projetar um espaço que atenda os padrões de conforto ambiental nos deparamos com os conceitos que estão relacionados a qualidade ambiental dos espaços de educação. Tais fundamentos almejam atender aspectos sociais, econômicos e ambientais que relacionados entre si atingem os preceitos da sustentabilidade. Agregar tais conceitos ao ambiente de aprendizado torna-o mais acolhedor e interessante, despertando no estudante novas perspectivas e valores.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page